gap_horizontal.png

                            Quanto a Ruptura e o Estoque Virtual interferem

               em seu Negócio?

PERGUNTAS FREQUENTES

  1. Como funciona a Leitura?

R: Diariamente, recepcionamos as informações de Vendas do dia anterior, Estoques e Pedidos do Grupo Pão de Açúcar, efetuamos a verificação de consistência, processamos os dados e após a compilação da informação, geramos os relatórios específicos para cada fornecedor e suas equipes de vendas, que são enviados por e-mail. O Fornecedor acompanha diariamente a situação e movimentação dos CDs e lojas de todo o Brasil, além dos relatórios semanais específicos para as equipes de promotores, contendo os alertas de estoques virtuais. E mensalmente são enviados os Comparativos e Rankings de Vendas de Lojas e produtos Além dos relatórios criados e customizados conforme a demanda sempre única de cada Fornecedor.

 

  1. Como é feita a cobrança?

R: A mensalidade é fixa, não havendo cobranças extras para a customização dos relatórios e análises específicas que se façam necessárias a qualquer momento. É comum, por exemplo, solicitações de relatórios para que o fornecedor tenha dados específicos para reunião com o departamento de compras do Grupo Pão de Açúcar, sobre cadastro, rupturas, resultado de ações, estoques virtuais, etc.

 

  1. Como faço para minha empresa receber um orçamento para a Leitura?

R: Através dos telefones 11 3751-0882 e11 98833-4747 ou do e-mail fernandojr@azevedoefilhos.com.br, informando a quantidade de códigos de fornecedores e o número de itens em linha no Grupo Pão de Açúcar, com satisfação lhe atenderemos.

 

  1. Como é calculado o valor a ser cobrado do Fornecedor?

R: É calculado conforme a quantidade de itens em linha no Grupo Pão de Açúcar e a quantidade de códigos de fornecedores envolvida. Há fornecedores que operam com mais de um código, então com base no volume de dados, verificaremos a faixa de custo que se enquadra a Leitura. Por Azevedo e Filhos ter advindo da área de vendas e representações, temos consciência de que o custo da Leitura deve ser permissivo, diante da comum margem estreita em negociações com grandes Redes de Supermercado. E que o custo da Leitura, deve se diluir com a melhoria das vendas.

 

  1. Como são enviadas as informações e com que periodicidade?

R: Os relatórios são enviados por e-mail diariamente a quantos destinatários forem solicitados pelo fornecedor, sem cobrança extra para destinatários de e-mail adicionais. Além de relatórios semanais contendo apontamentos de estoques virtuais direcionados às equipes de promotores e ao Grupo Pão de Açúcar. E mensalmente enviamos Comparativos e Rankings de Vendas de Lojas e Produtos, por Bandeira, Categoria, Marca, Linha, Estado e Regional.

 

  1. Quais informações o fornecedor recebe?

R: O sistema abrange um leque grande de informações úteis para a tomada de decisões, além das que podem ser customizadas:

 

Informações de CDs (Diárias):

 

  • Posição dos itens por CD;
  • Entradas do dia, mês e mês anterior;
  • Saídas do dia, mês e mês anterior;
  • Pedidos a entregar;
  • Estoques e previsão de duração em dias;
  • Quantidade de dias consecutivos que o produto está parado no CD, sem distribuição para as lojas.

 

Informações de Lojas (Diárias):

 

  • Informações de Vendas: Venda do dia ordenado por Ranking de Produto e Loja, Venda acumulada do mês e mês anterior, dias consecutivos sem venda dos produtos e lojas;
  • Status da Loja: Ativa, Recém-inaugurada ou a Inaugurar;
  • Informações da Loja: Regional, Bandeira, Número da Loja, Nome, Cidade e Estado;
  • Informações do Produto: Código de Fornecedor, PLU, Descrição, quantidade na caixa, quantidade na embalagem de transferência para as lojas;
  • Informações de Entrada: Quantidade recebida no dia e no mês, data e quantidade da última entrada;
  • Informações de Estoques:  Estoque em Unidades e Caixas ou Quilos, Estoque em Transferência do CD para a Loja, Previsão de duração em dias do Estoque, quantidade de dias consecutivos em ruptura, prazo de entrega do Fornecedor, prazo de entrega do CD para a Loja, Evolução do índice de Ruptura;
  • Indicador de Oferta;
  • Motivo da Falta;
  • Data de Fora de Linha;
  • Bloqueio de Pedido;
  • CD Abastecedor;
  • Indicador de Estoque Virtual

 

Informações de Lojas (Mensais):

 

  • Ranking de Vendas por Produto indicando a participação cadastral em cada Bandeira;
  • Ranking de Vendas por Loja apresentando a evolução e se houve alteração no número de itens em linha na loja;
  • Comparativos de Vendas por Produto, Bandeira, Estado, Regional, Linha, Marca e Categoria.

 

  1. Minha empresa possui equipes Regionais de Vendas, é possível enviar para essas equipes apenas as informações cabíveis?

R: Sim. Muitos fornecedores possuem Equipes de Vendas Regionais e estes podem receber apenas as informações de interesse, por exemplo: relatórios contendo a Movimentação de todo o Nordeste, outro para o Rio de Janeiro, outro para a região Sul, etc, sem cobrança extra para estas segmentações de informação.

 

  1. Há informação de Estoques Virtuais?

R: Sim. O apontamento de Estoques Virtuais tem grande destaque em nossa Leitura e historicamente demonstra a recuperação de vendas, evitando inclusive que o item saia automaticamente de linha da loja, por interpretar que o produto não apresenta venda. Os Estoques Virtuais são sinalizados diariamente, apontando quais itens e lojas apresentam tais ocorrências, além de um gráfico para acompanhamento. E semanalmente é enviado relatório específico direcionado aos Promotores de Lojas e outro para que seja direcionado ao Grupo Pão de Açúcar.

 

  1. Quantas pessoas podem receber as informações?

R: Quantas o fornecedor decidir, sem cobrança extra para isto. Sendo possível também segmentar a informação por Regional, Vendedor, etc. Por exemplo, há fornecedores que possuem equipe de Vendas na Baixada de São Paulo e esta receberá apenas as informações que lhe competem.

 

  1. O Grupo Pão de Açúcar recebe as informações de Rupturas e Estoques Virtuais?

R: Sim, caso o fornecedor em comum acordo com o departamento comercial do Grupo Pão de Açúcar optem por isto, será programado o envio, normalmente semanal, contendo tanto os apontamentos de Rupturas e Estoques Virtuais, como gráfico de evolução das ocorrências. Há inúmeros casos de comprovada efetividade nesta ação, refletindo na melhoria das vendas, através do saneamento destas ocorrências.

 

  1. Existem relatórios específicos para a Equipe de Promotores de loja?

R: Sim, com destaque aos apontamentos semanais de Estoques Virtuais, para que os Vendedores, Coordenadores e Promotores possam buscar junto aos responsáveis das lojas sanear as ocorrências, evitando que o produto saia de linha, uma vez que o sistema do Grupo Pão de Açúcar identifica tratar-se de item sem venda.

 

  1. É possível verificar o cadastro dos produtos e lojas?

R: Sim, diariamente através dos relatórios é possível observar o cadastro dos produtos nas lojas, bem como o fornecedor pode solicitar a qualquer momento, sem cobrança extra, por exemplo, se determinada categoria de produtos está cadastrada em uma bandeira e região que foi negociada junto ao departamento comercial do Grupo Pão de Açúcar.

 

  1. Minha empresa realiza frequentemente ações e negociações DC2, é possível acompanhar?

R: Sim, diariamente através dos relatórios é possível observar a venda dos produtos nas lojas, bem como o fornecedor pode solicitar a qualquer momento, sem cobrança extra, um levantamento específico para este acompanhamento e resultado das ações.

 

  1. Qual o perfil dos fornecedores que são clientes de Azevedo e Filhos?

R: O perfil dos fornecedores que são nossos clientes é bastante diversificado, o que em duas décadas de Leitura do Grupo Pão de Açúcar, enriqueceu tremendamente o Projeto, uma vez que cada fornecedor tem uma realidade sempre única. Há pequenas, médias e grandes empresas, familiares e multinacionais, há empresas que entregam em todos os CDs do Brasil, outras com venda regionalizada, outras que entregam loja a loja, etc. Atualmente efetuamos a leitura de mais de 3.000 itens em linha no Grupo Pão de Açúcar, que abrangem grande parte das categorias e departamentos do Grupo. E muito nos orgulha termos um número grande de clientes que estão conosco há 15 anos ininterruptos.

 

  1. Cite exemplos de boas práticas no uso da informação que reflitam na melhoria de vendas:

Desde os primeiros recebimentos dos relatórios, é possível que o fornecedor verifique um grande leque de informações, servindo para a tomada de decisões, estabelecimento de pautas para reuniões junto ao Grupo Pão de Açúcar, direcionamento de equipes de vendas e promotores, entre outras.

 

  • Casos em que o fornecedor verifica que há itens de menor expressão cadastrados em um número maior de lojas, enquanto um produto de melhor comportamento em vendas está restrito a um número menor de lojas, é possível então, em parceria com o departamento comercial do Grupo Pão de Açúcar, readequar o pertence das lojas;
  • É comum o fornecedor estruturar o roteiro de Vendas e Promotores, conforme o Ranking de Vendas das Lojas e quantidade de itens em linha;
  • Há empresas que controlam a comissão de vendedores e representantes através do controle de entrada de mercadorias das lojas;
  • A informação torna objetiva a visita das equipes de vendas e promotores às lojas, uma vez que é possível saber o cadastro de produtos na loja, o histórico de vendas, as rupturas, os produtos com baixa venda e consecutivamente um tempo excessivo de duração do estoque;
  • Através dos relatórios de estoques virtuais, é possível buscar a correção da Gestão de Estoques junto às lojas, evitando que o item saia de linha, consiga gerar novo pedido e retome as vendas na loja.